Um Blog Sobre Raspberry Pi Made In Brazil

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Como Instalar um Sistema Operacional no SD do Raspberry Pi - Parte 2


No último artigo, falei sobre formatação e instalação do Noobs (o assistente de instalação de um sistema operacional) no cartão sd para seu Raspberry Pi. Nesse artigo, daremos continuidade na instalação de um sistema operacional, propriamente dito, o Raspbian.

ferramenta de configuração do raspbian (raspi-config)

Se você ainda não viu a primeira parte, volte um passo e depois prossiga. Veja mais em:
Raspbian é o sistema operacional recomendado, mas isso não quer dizer que você não possa instalar outros sistemas operacionais tais como: Pidora, Openelec, Raspbmc,  Risc OS e Arch Linux. 

Definição de Raspbian de acordo com o site oficial http://www.raspbian.org/
"Raspbian é um sistema operacional livre baseado em Debian, otimizado para o hardware do Raspberry PiUm sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem parte do Raspberry Pi. No entanto, Raspbian é mais que um simples S.O: ele vem com mais de 35.000 pacotes de software, pré-compilados e empacotados em um formato agradável para fácil instalação em seu Raspberry Pi."

Raspbian é recomendado para quem está começando, ou mesmo "veteranos de guerra" que buscam estabilidade e facilidade de uso. Raspbian está continuamente recebendo atenção de desenvolvedores, otimizando ao máximo os recursos de cada aplicativo, deixando as pessoas focadas em somente aprender a programar. 

Mais experientes com certeza preferem, ou não, alternativas como Arch Linux. Agora, apaixonados por consumo de mídia, tais como vídeos e músicas irão gostar do Openelec ou Raspbmc.

De agora em diante, a configuração e instalação será exclusivamente do raspbian (baseado na documentação oficial da fundação raspberrypi.org)


Primeira Inicialização

Com os acessórios e o cartão sd devidamente formatado, vamos em partes:

1. Conecte o cartão sd com Noobs no seu Raspberry Pi. 
2. Conecte o teclado, mouse e monitor
3. Agora, conecte o cabo de alimentação Micro Usb no seu RasPi 
    e a outra extremidade em sua fonte de alimentação. 
4. O Raspberry Pi iniciará e irá aparecer uma janela com uma lista de 
    sistemas operacionais diferentes que você pode instalar. O   
    Recomendado que você use é o Raspbian - marque a caixa ao lado 
    Raspbian e clique em Install
5. Raspbian será executado através de seu processo de instalação. Observe 
    que isso pode demorar um pouco. 
6. Quando o processo de instalação for concluído, a ferramenta de       
    configuração do Raspberry Pi (raspi-config) será mostrada. 
    Aqui você será capaz de modificar o idioma e layout de teclado,
    expandir a imagem do sistema para toda a tela e outras opções.

Você pode sair deste menu usando a tecla Tab do seu teclado para mover-se e ir até Finish e finalizar a configuração.

Login e Acesso a Interface Gráfica do Usuário

O login padrão para Raspbian é nome do usuário pi com a senha raspberry . Note que você não vai ver nada escrito na tela quando você digitar a senha. Este é um recurso de segurança no Linux. Além do mais, o terminal linux é case sensitive, ou seja, letras maiúsculas e minúsculas são importantes (no caso acima, digite tudo em letras minúsculas).

Utilizando a Ferramenta de Configuração do Raspberry Pi (raspi-config)

Quando você inicia o raspbian pela primeira vez, a ferramenta raspi-config aparecerá automaticamente, mas você pode abri-la novamente com o comando sudo raspi-config, logo depois de fazer o login.

Abrindo a ferramenta raspi-config na linha de comando

Para abrir a ferramenta raspi-config pela linha de comando, digite o login e a senha e logo depois o comando sudo raspi-config

Abrindo a Ferramenta raspi-config na Área de Trabalho (Desktop)

Em contrapartida, você pode abrir a ferramenta diretamente na área de trabalho, para isso procure o aplicativo lxterminal e digite  sudo raspi-config

RASPI-CONFIG

raspi-config é a ferramenta de configuração do Raspberry Pi escrito e mantido por Alex Bradbury . Tem como foco o Raspbian.

COMO UTILIZAR

A ferramenta raspi-config aparecerá na primeira inicialização do seu Raspbian. Para abrir a ferramenta de configuração, depois disso, basta escrever o seguinte na linha de comando:
sudo raspi-config
sudo é necessário, porque você vai alterar arquivos que você não é dono, como usuário pi .
Você dever verá uma tela azul com opções em uma caixa cinza no centro, assim:


Tela principal do raspi-config
Na inicialização as opções poderão estar na língua inglesa, da qual você poderá alterar conforme explicarei adiante.

Vamos explicar cada opção disponível na ferramenta:

----| Ferramenta de configuração do Raspberry Pi(raspi-config)|---- Opções de configuração  1 Expand Filesystem Garante que todo o espaço de armazenamento do cartão SD estará disponível para o sistema operacional 2 Change User Password  Altera a senha do usuário padrão (pi) 3 Enable Boot to Desktop/Scratch Escolha entre iniciar pela área de trabalho, Scratch, ou pela linha de comando 4 Internationalisation Options  Configure o idioma e a região  correspondente à sua localização 5 Enable Camera     Habilitar o Pi para trabalhar com a câmera do Raspberry Pi 6 Add to Rastrack    Adicionar seu Pi ao mapa Raspberry Pi (Rastrack) 7 Overclock          Configure overclocking para o seu Pi 8 Advanced Options    Definir configurações avançadas 9 About `raspi-config` Informações sobre esta ferramenta de configuração  <Select>                                  <Finish>

MOVENDO-SE PELAS OPÇÕES DO MENU

Use as setas para cima e para baixo, do seu teclado, para move entre a seleção destacada nas opções disponíveis. Ao pressionar a tecla seta para a direita vai saltar para fora do menu de opções e levá-lo para os botões <Select> e <Finish> . Pressionando a tecla da esquerda vai levá-lo de volta para as opções. Como alternativa, use a tecla Tab para alternar entre eles.

Note-se que em opções de listas de valores longas (como a lista de fusos horários entre cidades), você também pode digitar uma letra para saltar para a seção da lista. Por exemplo, quando você digitar S irá pular até São Paulo, para poupá-lo de rolar até o fim do alfabeto.


AS OPÇÕES DO MENU

EXPANDIR FILESYSTEM

Se você seguiu o tutorial anterior e tiver instalado Raspbian usando NOOBS, você pode ignorar esta seção. Escolhendo esta opção irá expandir a instalação para preencher todo resto do cartão SD, dando-lhe mais espaço para usar para arquivos.

ALTERAR SENHA DO USUÁRIO

Se só você vai utilizar seu Raspberry Pi ou se vai utilizar somente na rede local de seu residencia, não é preciso alterar nada, ao menos que queira limitar o acesso à outras pessoas.
O usuário padrão em Raspbian é pi com a senha raspberry .

ENABLE BOOT TO DESKTOP OR SCRATCH (HABILITAR BOOT PARA DESKTOP OU SCRATCH)

Você pode alterar o que acontece quando inicia seu Pi. Use esta opção para alterar as suas preferências de inicialização para a linha de comando, área de trabalho (desktop), ou direto para o programa Scratch.

INTERNATIONALISATION OPTIONS (OPÇÕES DE IDIOMA E REGIÃO)

Selecione Internationalisation Options e tecle Enter para ser levado a um sub-menu com as seguintes opções:

Change Locale (Alterar Idioma do Sistema)

Mova até pt_BR.UTF-8 UTF-8 e tecle enter. (As alterações terão efeito depois de reiniciar).

Change Timezone (Alterar Fuso Horário)

Selecione o seu fuso horário local, começando com a região, America ; selecione uma cidade, por exemplo, São Paulo . Aperte a primeira letra da sua região para se locomover até a sua cidade e não precisa rolar até o final do alfabeto.

Change Keyboard Layout (Alterar o Layout do Teclado)

Esta opção abre um outro menu que permite que você selecione o layout do teclado. As alterações geralmente entram em vigor imediatamente, mas pode exigir uma reinicialização.

Normalmente a maioria dos teclados usa a opção "Generic 105-key (Intl) PC" (teclado de 105 teclas), ao teclar enter vá em Other-->(Portuguese (Brazil)--->(Portuguese (Brazil)

Logo depois ative a tecla compose Right Alt (AltGr), caso seu teclado tenha essa opção. O AltGr do seu teclado serve para escrever símbolos e letras não usuais do nosso alfabeto.

ADVANCED OPTIONS (OPÇÕES AVANÇADAS)

OVERSCAN (IMAGEM FORA DOS LIMITES)
Em alguns monitores, especialmente monitores, desabilitando o overscan vai fazer a imagem preencher a tela inteira e corrigir a resolução. Para outros monitores, pode ser necessário deixar overscan habilitado e ajustar os respectivos valores no arquivo config.txt. (que está fora do escopo desse artigo)

ÁUDIO

Opção que "força" a saída de áudio através do HDMI ou pela saída jack 3,5 mm (fone de ouvido, alto-falantes). Normalmente a opção Auto, habilita a saída de áudio de acordo com o dispositivo "plugado" no Raspberry Pi, mas caso dê algum problema, ative manualmente a opção desejada.
Finalizar
Utilize o botão finish quando tiver concluído as alterações. Será perguntado se deseja reiniciar ou não. Quando usado pela primeira vez é melhor reiniciar. Não se esqueça de apertar a tecla tab para se locomover entre os botões.
Este artigo foi traduzido e adaptado da Documentação Oficial do Raspberry Pi
raspi-config, que é compartilhado sob a licença http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário