Uns dos motivos que podem ter motivado você a cair nesse site talvez seja as palavras "Raspberry Pi" e "Revolução" junto com a frase "...Tecnológica e Educacional dos últimos tempos", talvez esse título seja exagerado ou talvez não, vamos olhar mais de perto.
Então o que é Raspberry Pi?
Raspberry Pi pode ser considerado uns dos menores computadores do mundo, do tamanho de um cartão de crédito e com um chip SoC (tudo em um só) onde seus componente ficam tudo em um espaço de (6, 9 ou 12) framboesas em sequência. O que diferencia esse mini computador de um outro computador de "verdade" é a sua utilidade e inúmeras possibilidades.
Raspberry Pi pode ser considerado uns dos menores computadores do mundo, do tamanho de um cartão de crédito e com um chip SoC (tudo em um só) onde seus componente ficam tudo em um espaço de (6, 9 ou 12) framboesas em sequência. O que diferencia esse mini computador de um outro computador de "verdade" é a sua utilidade e inúmeras possibilidades.
![]() |
Raspberry Pi m |
Tecnológica
O Raspberry Pi pode ser utilizado em diversos projetos de eletrônica e computação, como exemplo a criação de um servidor web para hospedagem de um site à um baixo custo ou que tal enviá-lo para o espaço? via "sedex" ou "naviboy" - brincadeira, ou enviar para estudar os oceanos do planeta. As possibilidade são imensas e só depende da criatividade das pessoas. O que faz dele uma revolução tecnológica é o baixo preço ($35) e a característica "open" do seu sistema operacional.
Educacional
Engana-se se o seu objetivo principal, na sua criação, era servir como peças de um quebra cabeça pra inventores de todo mundo, apesar que isso se tornou parte de uma realidade posteriormente, a sua intensão por um grupo de professores do Reino Unido era criar um computador de baixo custo e que ajudassem as crianças a se interessarem pelo mundo da computação, mas especificamente na programação de computadores.
Vivemos em uma sociedade consumista em todos os sentidos e não seria diferente em relação ao mundo virtual. Passamos horas lendo coisas desnecessárias e assistindo vídeos que não acrescentam em nada em nosso desenvolvimento como ser humanos e cidadãos desse planeta.
O que esse visionários da tecnologia querem é ensinar as crianças (e porque não os adultos) a programar desde cedo e orientá-los a usar o computador como meio de criação/invenção, autônomos em relação a seu aprendizado.
A velha escola de professores autoritários com "patentes" de conhecimento está se desmanchando, esse projeto e tantos outros podem ajudar a quebrar esse modelo antigo e arcaico e criarmos uma sociedade mais justa.
Prós
- Baixo custo ($35);
- Software open source (linux e aplicativos que todos podem aprender);
- Gpu potente (Suporte à decodificação de vídeos a 1080p via hardware);
- Excelente para centro de mídia como Xbmc;
- Flexível e portátil (Plug em qualquer monitor Lcd ou televisões antigas ou crie seu próprio notebook - veja mais em: http://rpidock.blogspot.com.br/2012/05/raspberry-pi-and-motorola-lapdock.html);
- Ensino à programação de computadores com aplicativos pré-instalados;
- Módulos extras que podem ser "encaixados", como um câmera de vídeo;
- Inúmeras possibilidades.
Contra
- Custo de importação muito alto (geralmente na faixa de 60% sobre o valor do produto mais o frete e outros impostos estaduais);
- Frequência da Cpu a 700 Mhz (que pode ser aumentada até 1000 Mhz com overclocking), o que dificulta para tarefas simples como navegar na internet;
- Poucas lojas oficiais autorizadas a vender no Brasil, no momento em 07/2014 somente a http://www.farnellnewark.com.br/;
- Não há sistema operacional instalado por padrão (usuário precisa instalar em um cartão sd);
- Distribuições linux como sistema operacional disponível (o que pode ser uma desvantagem para o usuário leigo).
Obs.: Raspberry Pi é vendido internacionalmente pelo preço de $35 dólares americanos, no próximo post falarei sobre onde comprar no Brasil, sobre impostos de importação, distribuidores oficiais e vantagens e desvantagens em comprar no Brasil. Aguarde!
0 comentários:
Postar um comentário